Operadora digital, você já deve ter ouvido esse termo. Mas, afinal, o que ele significa?

Nós utilizamos certos produtos e serviços há tanto tempo que fica a impressão de que eles nunca vão mudar. Porém, nos últimos anos, é cada vez mais comum ver esses mesmos produtos e serviços passarem por grandes inovações que tornam a experiência do cliente muito mais fácil e agradável. Um dos grandes protagonistas dessa transformação digital provavelmente está na sua mão agora: o smartphone.

Com ele, a sua rotina ficou muito mais simples. Com alguns toques no seu celular você consegue utilizar aplicativos como o Nubank, Uber e Airbnb, que são grandes exemplos de serviços digitalizados - o banco, o transporte, a acomodação.

Na realidade, os mais diversos setores vêm acompanhando essa tendência de digitalização. Desde mobilidade urbana até sistema bancário, a experiência digital é a nova lei. Segmentos antes associados a burocracia e lentidão tornam-se mais ágeis. Serviços que antes eram exclusividade de um pequeno grupo agora podem ser utilizados por todos.

Mas para que tudo isso aconteça, existe um pré-requisito importante: a internet.

Por isso mesmo, os consumidores que usam dessa nova experiência digital são mais exigentes e necessitam que as operadoras ofereçam uma conexão de internet mais veloz e de qualidade.

No entanto, nem sempre é isso que recebemos. Se, por um lado, os celulares ficam cada vez mais e mais sofisticados, o serviço de telefonia é o mesmo há décadas. A experiência no setor de telecomunicações ainda não sofreu uma grande mudança digital e de serviço - até agora. É aí que entram as operadoras digitais, que têm surgido recentemente pelo mundo todo.

Como isso acontece?

Atualmente, existem no mercado várias operadoras digitais, principalmente na Europa. A Deutsche Telekom, por exemplo, permite compra de celulares com apenas um clique. A Giffgaff, britânica, possui uma seção no site dedicada ao acompanhamento do consumo do cliente, além de recomendar planos de acordo com cada perfil.

Por serem empresas novas, as operadoras digitais estão bastante atentas às mudanças no comportamento dos consumidores. Isso porque elas já nasceram em um contexto que ofertas de voz e SMS deixaram de ser os maiores diferenciais, dando lugar aos dados de internet.

Não faz mais sentido uma operadora se limitar a ofertar serviços que não geram valor para uma nova geração. Por que oferecer SMS's ilimitados quando ninguém mais utiliza dessa ferramenta?

Hoje, a qualidade do serviço não é medida somente pela qualidade do sinal, mas principalmente pela facilidade e pela experiência de usufruir o que foi contratado.

Para entender por que isso é uma mudança drástica na oferta de serviços, basta olhar para o exemplo do setor bancário. Quando os primeiros bancos surgiram, ninguém diria que seria possível um dia transferir dinheiro com um toque em uma tela. Mas com o surgimento de novas tecnologias, isso se tornou possível. E atualmente vemos os chamados bancos digitais nascendo com essa mentalidade.

Voltando para as operadoras, o efeito é parecido. Quando a internet surgiu, acessá-la através de um dispositivo móvel parecia um sonho distante. Hoje é uma realidade global. As pessoas acompanham notícias, séries e amizades pelo telefone. E as operadoras digitais são mais um passo nessa trilha de inovação.

A Solução

Apesar do termo digital ser amplo, podemos entender que as operadoras digitais se unem pela necessidade de trazer um serviço de qualidade através da tecnologia. Seja por meio de aplicativos no celular ou em sites, uma operadora digital pode ser a solução para os problemas que hoje atrasam as nossas rotinas.

Mas tornar uma operadora digital, como qualquer processo de inovação, não é simples nas grandes empresas e organizações já estabelecidas. Embora a tendência seja cada vez mais o movimento em direção a digitalização, vemos que os grandes "inovadores" do mercado são as startups - empresas novas, que conversam de perto com seus usuários para entender suas necessidades e entregar um produto de qualidade. Não à toa, são elas as mais presentes em redes sociais, conquistando seguidores apaixonados pelas suas soluções.

Mas como o surgimento dessas operadoras digitais pode impactar sua vida? Primeiro, trazendo facilidade. Ser digital, no fundo, é fazer uso da tecnologia para facilitar sua vida. É também romper com a "falsa" qualidade de determinados serviços. Se as operadoras de telefonia lideram os rankings do PROCON em índices de reclamações, as operadoras digitais, por serem mais preocupadas e atenciosas com o cliente, vão exatamente no sentido contrário. Nessas novas operadoras, o cliente é de fato o mais importante.

Mas algumas coisas devem ser levadas em conta

Para garantir que essas mudanças sejam reais, você precisa ficar atento. Por esse movimento de digitalização oferecer tantos atrativos, é cada vez mais comum empresas se denominarem “digitais” sem oferecer serviço diferenciado. Puro marketing. É importante então separar operadoras digitais e operadoras com alguns serviços digitais, por exemplo. Assim, fique de olho: muito mais importante do que uma denominação é a qualidade real dos serviços!

Há muito tempo o brasileiro aprendeu a conviver com a má qualidade dos serviços de telefonia ofertados. Escolher a operadora “menos pior” virou rotina. Assim, seguindo essa lógica, grande parte da população não tem uma boa experiência com as operadoras atuais mas, mesmo assim, precisam utilizar seus serviços. Você faz parte desse grupo?

Se sim, temos uma boa notícia. Da mesma forma que aconteceu com os serviços bancários, que tiveram um salto de qualidade com os bancos digitais, o mesmo está ocorrendo no mercado de telefonia móvel.

As operadoras digitais não são mais uma novidade no mundo. Existem inúmeros casos nos mais diferentes países - alguns de sucesso e outros de fracasso. Não tinha porque ser diferente no Brasil. Mas uma coisa é certa… Nesse cenário, quem ganha é justamente você: o usuário de telefonia.

O que você gostaria de ver em uma operadora digital? Compartilha com a gente nos comentários!


Nós somos a Fluke, uma nova operadora de telefonia em construção. Esperamos que num futuro próximo você possa aproveitar toda facilidade das operadoras digitais, participando das mudanças no cenário da telefonia brasileira. Enquanto ainda não lançamos nosso produto, te ajudamos com informações sobre o futuro das telecomunicações.

Quer conhecer mais? Acesse flukeoperadora.com.br